UFRN Tem Maior Nota do Estado no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). - agorapovo.com

VISUALIZAÇÕES HOJE

sábado, 14 de dezembro de 2019

UFRN Tem Maior Nota do Estado no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).


Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a maior nota do Estado no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado nessa quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com média 3,67319 e nota 4, a UFRN mantém o histórico acima da média nacional.
O IGC é o indicador que avalia a instituição. Segundo o Inep, fazem parte desse cálculo a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio (2016, 2017 e 2018) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), relativo aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Na edição 2018, 2.052 instituições tiveram indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5. O IGC levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018. Na faixa 3, estão 1.306 instituições (63,6%); na faixa 4, encontram-se 438 (21,3%); na faixa 5, 42 (2%); na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.
O Enade avaliou 27 cursos em 2018: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.
Em outubro, divulgamos que a UFRN melhorou o conceito dos cursos de graduação avaliados no Enade, do Ministério da Educação (MEC). A última edição analisou os bacharelados das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, além de cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Design. 75% das graduações alcançaram conceito 4 e 5, pontuação considerada de excelência.
Conforme o coordenador de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação Acadêmica da UFRN, Fabiano do Espírito Santo Gomes, a evolução na avaliação dos cursos se deu devido ao Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação aprovada em 2017, o qual permitiu o planejamento dos cursos a partir de avaliações externas e internas, como o Enade ou as comissões próprias de avaliações, por exemplo.
#Educação
Canguaretama de Fato